temporada de verão

VÍDEO: clubes de Santa Maria pretendem abrir piscinas no próximo final de semana

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Neste final de semana, clubes de lazer darão sequência à abertura gradual da temporada de verão 2021, que iniciou na semana passada. Agora é a vez das piscinas, que serão abertas com diversas restrições a partir deste sábado. Espaços em comum devem respeitar medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscara. A partir deste sábado, sócios do Avenida Tênis Clube - que fica na Avenida Dois de Novembro, Bairro Patronato - devem agendar previamente os horários para uso do guarda-sol e das churrasqueiras no entorno da piscina. Cada mesa contará com quatro cadeiras e uma espreguiçadeira.


- Os agendamentos podem ser feitos presencialmente a partir das 7h ou por telefone a partir das 8h. Nas churrasqueiras, serão permitidas a presença de, no máximo, oito pessoas da mesma família - explica Luiz Antônio Gomes da Silva, segundo vice-presidente do clube.

VÍDEO: projeto lança selo de área antirracista para promover o respeito no comércio

Assim como no ATC, o Clube Recreativo Dores conta com medidas específicas de prevenção. A partir deste sábado, poderão ser acessadas somente as piscinas do complexo Dores Praia Park. As demais abrirão no dia 21 de novembro.

- Haverá um controle rígido para acesso às piscinas e equipes bem orientadas sobre as medidas de distanciamento social que devemos cumprir - diz Rodrigo Cézar, técnico em segurança do trabalho do Dores.

Não serão disponibilizadas cadeiras plásticas, somente mesa e espreguiçadeira de madeira. Cada associado deve levar suas cadeiras.

As canchas de bocha permanecerão fechadas e as churrasqueiras serão reduzidas.

Os bastidores dos candidatos a prefeito no último debate antes da eleição

Os dois clubes garantem que vão seguir as normas previstas no decreto e as orientações do comitê estratégico municipal.

Mesmo assim, há quem tenha dúvidas quanto à segurança de frequentar clubes e compartilhar piscinas.

Para a infectologista Jane Costa, não há chance alguma de uma pessoa ser infectada pelo coronavírus pela água de uma piscina, por causa do cloro. O grande risco, conforme a médica, é a contaminação pelas gotículas que saem da boca. Por isso, ela aconselha um distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas.

- A grande questão é a proximidade das pessoas dentro da piscina - alerta.

16 linhas de ônibus serão reforçadas no domingo de eleições em Santa Maria

Para Jane, tanto fora da água, como dentro da água, é preciso sempre cuidar e praticar o distanciamento para evitar o contágio, além da constante higienização das mãos. Mas a médica salienta que é necessário uma limpeza da água e da piscina, antes e depois dos banhos como medida preventiva. Segundo ela, seguro mesmo para não se infectar é garantir o distanciamento e higienizar as mãos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Centro de Apoio à Criança com Câncer tem 50 cartinhas para adoção

Próximo

Ação para Vacinação acontece nesta sexta-feira na praça Saldanha Marinho

Geral